Tratamento de Canal

tratamento de canal prodonto

A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo tratamento de canal. Foi, durante muito tempo, um tratamento associado a procedimentos demorados e dolorosos devido à falta de recursos de outras épocas. Hoje, com todos os avanços tecnológicos utilizados pelos endodontistas, a Endodontia evoluiu e passou a ser assimilada como um procedimento simples e indolor na maioria dos casos. Geralmente, todo tratamento é realizado em uma única sessão.

O Tratamento de Canal consiste na remoção da polpa dental do interior de sua câmara e de seus canais radiculares. A polpa é popularmente conhecida como o “nervo” do dente. O trajeto radicular é então desinfetado, limado para, mais tarde, ser selado com material inerte.

ícone relógio prodonto
Na maioria dos casos, o tratamento é realizado em uma única etapa, em sessões que podem variar de 45 a 90 minutos.

Profissional responsável

Dr. Ezequiel Santin

Doutor em Endodontia

Ver perfil
dr. ezequiel santin prodonto

Dúvidas sobre este tratamento?

prodonto@clinicaprodonto.com.br

Perguntas frequentes

• O tratamento de canal é doloroso?

Todo o procedimento é realizado sob anestesia local, mesmo em situações de necrose pulpar. Assim, garante-se o conforto sem dor. Após a intervenção, é normal o paciente sentir uma ligeira sensibilidade que pode ser controlada com analgésicos recomendados pelo endodontista.

• O tratamento é necessário mesmo quando não há dor, apenas a necrose da polpa?

Sim. Dentes com necrose pulpar deixados sem tratamento podem evoluir para casos de infecção com agudização repentina, responsável por causar dor e inchaço facial.

• Os dentes com canal tratado ficam mais frágeis?

O tratamento de canal não fragiliza o dente. O que o torna mais frágil é a perda de substâncias como o esmalte e a dentina causada por cáries ou outros procedimentos invasivos ao dente.

ENTÃO, VOCÊ QUER CONVERSAR COM A GENTE? MANDE A SUA DÚVIDA!

Adoramos conhecer gente nova :)

ONDE ESTAMOS?

INFORMAÇÕES