A origem do nome desta especialidade odontológica (do grego periós) significa ao redor, em volta de. Trata-se de um conjunto de procedimentos que agem em toda a estrutura relacionada ao dente, composta por gengiva, ligamentos e osso. Através de diferentes técnicas, busca-se com o tratamento restabelecer a saúde e a beleza periodontal do paciente.

A Cirurgia Plástica Periodontal é um conjunto de procedimentos microcirúrgicos realizados em tecido ósseo e gengival, inserida também em uma das etapas do tratamento Digital Smile Design.

Afinal, não são apenas dentes claros, simétricos e alinhados com a face que conferem beleza a um sorriso. Gengivas saudáveis com contornos harmoniosos também são fundamentais para se alcançar um resultado próximo a perfeição.

Antes da cirurgia, desenvolve-se um planejamento a partir de fotos da face, do sorriso e dos modelos de estudo do paciente.

Na maioria dos casos, a procura pelo tratamento se dá por um fator em comum: a doença periodontal. Também conhecida por gengivite ou periodontite, a doença periodontal é uma falha degenerativa crônica dos tecidos de sustentação do dente formado por gengiva, osso e ligamentos. O tratamento consiste na remoção da placa bacteriana e do cálculo dental, as principais causas da doença. Em mais de 70% dos casos, o tratamento pode se realizado sem a necessidade de cirurgia. No entanto, é fundamental que o paciente realize diariamente uma cuidadosa higiene bucal, com uso de enxaguantes e outros produtos recomendados pelo dentista para o controle da placa bacteriana. As revisões devem ser marcadas conforme exige o caso do paciente.

• Na primeira etapa, realiza-se uma avaliação para serem diagnosticadas as causas da doença e os danos causados à estrutura do paciente.

• A segunda etapa é marcada pela remoção dos fatores causais, através da Raspagem e Alisamento Radicular (RAP). Os dentes considerados perdidos também são extraídos nessa etapa.

• Após um período de cicatrização, o paciente é reavaliado. Em caso de necessidade, outras sessões serão adicionadas ao tratamento.

• A manutenção do estado de saúde gengival se dá por meio de consultas de revisão.

Equipe Responsável

Dúvidas sobre
este tratamento?

perguntas frequentes

• A cirurgia plástica de gengivas é realizada no consultório?

Sim, essa intervenção é realizada no próprio consultório odontológico. Em mais de 80% dos casos, em que não há necessidade de intervenção óssea, não é preciso efetuar pontos ou suturas. Os cuidados pós-operatórios consistem em consumo de alimentos frios, líquidos ou pastosos, nas primeiras 24 horas, além de abstenção de qualquer atividade física.

• Quais as consequências do não tratamento da doença?

Geralmente, os pacientes associam a perda de dentes às cáries. No entanto, principalmente após a quarta década de vida, a maioria das perdas dentais é resultado do agravamento da doença periodontal. Não tratada, leva à inflamação e infecção gengival, além de uma significativa perda óssea e na mobilidade dental.

Outro fator de importante que influencia diretamente na vida social e afetiva do paciente é a presença de halitose. O mau cheiro na boca é decorrente dessa patologia bucal. Com o tratamento de Periodontia ele pode ser resolvido.

• Quais os sinais mais comuns da doença periodontal?

O sinal mais comum da doença é o sangramento gengival que surge na escovação ou no uso do fio dental. Em casos mais graves, esse sangramento pode ser espontâneo, ocorrendo com mais frequência durante o sono quando o paciente percebe-o ao olhar para o travesseiro.

A maioria das pessoas se engana em pensar que gengivas sensíveis e sangramentos acontecem normalmente com outras pessoas. Sangramento gengival não é algo normal e está sempre associado a algum grau de gengivite.

Então você quer conversar com a gente? Mande a sua dúvida!

Adoramos conhecer gente nova ;)

Onde Estamos?